top of page

O que é Role-Play

  • Casa Arkadel
  • 9 de jun. de 2016
  • 3 min de leitura

O que é Role-Play?

Roleplay pode ser definido como "a mudança de comportamento pessoal de um Jogador para assumir o papel de Personagem, conscientemente agindo conforme o papel desenvolvido por ele próprio. Os participantes assumem os papéis de personagens e colaborativamente criam histórias. A sigla "RPG" provém de "Role Playing Game", que trazendo para o português, significa "Jogo de Interpretação de Personagens".

Esse jogo foi criado em 1974, para ser jogado em uma mesa rodeada de jogadores com fichas de papel, dados de seis ou mais lados e muita imaginação para narrar um ponto de vista de uma história que, dessa forma, vai ganhando vida com a participação individual de cada um.

Em MMORPGs, como Meridian 59 (1996), Tibia e Ultima (1997), Ragnarök (2002), World of Warcraft (2004), Final Fantasy XIV: A Realm Reborn (2010), entre outros, o Roleplay é um estilo fundamental entre centenas de jogadores.

O termo “MMORPG” provém de “Massive Multiplayer Online Role Playing Game”. Trazendo para o português simplificado, essa sigla significa “Jogo de Interpretação de Personagens Online”. Muitos MMORPG’s foram reduzidos a uma maratona de moagem, e construir um avatar como o mais forte e melhor equipado. Em meio a isso, há uma unidade que, por vezes, parece ser o trunfo que realmente faz a experiência de um MMO grande: a interação com outros jogadores. O Roleplay captura parte dessa interação para uma forma de diversão artística em conjunto, e assim recapturando o significado inicial da sigla que deu origem a estes jogos.

Mas é óbvio, quem faz Roleplay, não deseja apenas “manter a tradição” de um RPG. Um “Roleplayer” apenas o faz porque é legal interagir. Os participantes determinam as ações de seus personagens com base na sua caracterização, e as ações são decididas de acordo com um sistema formal de regras e diretrizes. Dentro das regras, cada um pode improvisar livremente, e suas escolhas moldam a direção e resultado dos jogos. Embora as regras referenciadas aqui sejam orientadas para um “roleplay estilo chat” em Tree of Savior, em vez de regras, os jogadores aderem um conjunto de diretrizes - ou uma estrutura sólida das normas e pressupostos com a finalidade de serem comumente realizados dentro da comunidade - para ajudá-los através de suas interações com outros jogadores.

Role-playing pode ser considerado semelhante em muitas maneiras como agir de improviso. Ou seja, agir em algo que você não tenha ensaiado qualquer roteiro pelo qual determinará ações e respostas de seu próprio personagem. Também pode ser considerado como uma colaborativa história escrita. Um grupo de Roleplayers, cujos personagens têm objetivos semelhantes e promulgam um enredo em grupo, pode até mesmo ter o desejo de elaborar uma história descrevendo suas experiências no jogo.

Primeiro Observe. Então Participe

Roleplay é uma experiência gratificante para muitos, mas ao mesmo tempo, será proporcional em como você exatamente investiu para criar seu personagem. É encorajador que um novo jogador crie um personagem que goste, procure um tipo de história que mais se encaixe, e simplesmente observe e ouça outros jogadores.

Primeiro Observe, então participe. - é algo que funciona, ou deveria funcionar, em absolutamente todos os assuntos da vida. No Roleplay não poderia ser diferente. É um lema que praticamos e que se encaixa muito bem em nossa realidade em Tree of Savior. Se você tiver uma dúvida de como jogar, simplesmente observe outros fazendo, e você rapidamente aprenderá o que é de fato Role-Playing.

Quase certamente a melhor coisa que você pode fazer no início é observar o que outros roleplayers estão fazendo, como eles estão se comportando, e pensar sobre as razões para esse comportamento. Eventualmente, você poderá fazer uso disso para seu próprio personagem. Dessa forma você pode observar cada personagem em ação, seus maneirismos, suas falas, expressões, seus códigos, controles e métodos. Posteriormente, você terá as ferramentas necessárias para criar o tipo de personagem que deseja: “Um assassino frio com um passado triste”, “Um estudante de magia mimado pelos pais”, “Alguém que despertou após mil anos de sono profundo…”

Se você se interessa por roleplay a ponto de ler até aqui a respeito, quer dizer que você se interessa por histórias de um modo geral, sejam elas em livros, animes, filmes, seriados ou novelas. Sendo assim, você já tem o tipo de material necessário, sabe que tipo de personagens lhe agradam mais, o que mais lhe chama a atenção, e assim, poderá criar um semelhante. A capacidade de imaginar e idealizar histórias é algo que se aprende desde o berço, no roleplay você pratica essa capacidade.


 
 
 

Comentarios


bottom of page